O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que os brasileiros pratiquem sexo cinco vezes por semana para evitar problemas cardiovasculares. "O deputado Darcísio Perondi disse que é preciso fazer sexo cinco vezes por dias, mas fazendo cinco vezes por semana é importante para manter uma vida saudável", disse hoje o ministro durante o lançamento oficial da campanha de Prevenção e Combate à Pressão Alta, em Brasília.
Temporão fez um alerta para a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares e culturais que são, segundo ele, os principais causadores das doenças cardiovasculares. Temporão citou como exemplo o feijão, que está perdendo espaço na mesa dos brasileiros.
“O feijão está perdendo espaço para enlatados e alimentos semi-prontos. Este é um exemplo de que o padrão alimentar do brasileiro vem piorando. Mesmo que tenha aumentado o consumo de frutas, é cada vez maior o consumo excessivo de gorduras, de sal e açucares”,
Ele descartou a tese de infarto é doença de rico. “As doenças do coração podem afetar qualquer um. Muitas vezes, afeta pessoas mais pobres por falta de acesso a tratamento e por falta de informação”, esclareceu.
Temporão disse que o Sistema único de Saúde (SUS) está enfrentando um processo de transição em decorrência do envelhecimento da população. “Com o envelhecimento da população, estamos percebendo que as doenças crônicas estão ocupando lugar das doenças infecto-contagiosas. O SUS está atendo a isso”, frisou.
José Gomes Temporão aconselhou as pessoas a fazerem atividades físicas e a mudar cerros hábitos culturais. “Hoje as crianças e jovens ficam em casa na frente da TV e do computador. Também é totalmente errado realizar atividades físicas apenas nos finais de semana. Tem gente que escapar das tradicionais “peladas” de fim de semana, mas um dos ela pode ser fatal”, disse o ministro ao lembrar das pessoas que levam uma vida sedentária. “Façam sexo, se possível, cinco vezes por semana, e se alimentem bem”, acrescentou o ministro de forma descontraída.
Também foi anunciado por Temporão que o Ministério da Saúde vai incluir mais dois medicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do governo federal com drogarias comerciais que vendem remédios com até 90% de desconto.
“O aumento da oferta de medicamentos para hipertensão nas 11 mil farmácias populares é uma iniciativa deste governo. São medicamentos importantes em que a pessoas paga um real e o ministério completa outros nove”, informou.
(De Brasília - Vinícius Tavares)