quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BLOQUEIE A TIM

BLOQUEIE A TIM

O Instituto Ame Suas Rugas repudia a campanha veiculada pela TIM - BLOQUEIA VÉIO, que discrimina pessoas idosas. Confira o vídeo e caso vá comprar um novo celular, não adquira aparelhos nem planos da TIM.


BLOQUEIE TIM!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=qrgB8WFeeuQ&feature=player_embedded

Lamentável!
Digno de repúdio!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LEI AMPLIARÁ IDADE PARA CASAMENTO COM
SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS
 
18/11/2010 | Fonte: Jornal Estado de Minas
O Senado aprovou ontem o projeto de lei que aumenta de 60 para 70 anos a idade a partir da qual o cônjuge é obrigado a se casar em regime de separação de bens. O texto segue para sanção do presidente da República. O Código Civil determina que, quando um dos cônjuges tem mais de 60 anos, o casamento deve ocorrer segundo o Regime de Separação de Bens.

Para a autora do projeto, deputada federal Solange Amaral (DEM-RJ), no entanto, a idade na legislação está defasada em relação à expectativa de vida do brasileiro. "Em decorrência dos avanços da ciência e da engenharia médica, que implicou profundas transformações no campo da medicina e da genética, o ser humano passou a desfrutar de uma nova e melhor condição de vida, resultando em uma maior longevidade", afirma a deputada, na justificativa do projeto.

EXPECTATIVA DE VIDA
No Senado, o relator da proposta foi Valdir Raupp (PMDB-RO). O senador afirmou, no relatório, que o projeto "tem por objetivo adequar a legislação aos avanços da medicina prestando observância, desse modo, ao aumento da expectativa média de vida do brasileiro, com manutenção da higidez física e mental, mesmo com idade superior a 70 anos".

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO 
AME TODAS AS SUAS IDADES 
NA CATARINENSE DO SHOPPING BEIRA MAR
FLORIANÓPOLIS

A palestra e autógrafos do livro aconteceram dia 16 de novembro, às 19h30min.
Dia 18, 16 horas, palestra e lançamento na Fundação Cultural Badesc.





terça-feira, 16 de novembro de 2010


AME TODAS AS SUAS IDADES
LANÇADO NA BARCA DOS LIVROS
Florianópolis em 13/11/2010



Sábado, dia 13 de novembro, o livro foi lançado oficialmente na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição. A conversa sobre envelhecimento e sexualidade se estendeu até o início da noite. O Instituto fez a doação formal do audio livro AME SUAS RUGAS APROVEITE O MOMENTO (lançado na Bienal do Livro de SP) e dos livros AME SUAS RUGAS POIS HÁ MUITO POR VIVER (2009) e AME TODAS AS SUAS IDADES (2010). 

Leitores da BARCA poderão ter acesso às informações sobre qualidade de vida e envelhecimento.
14 de novembro de 2010 | N° 8990AlertaVoltar para a edição de hoje

COMPORTAMENTO

A arte de envelhecer

- Rugas mostram a essência da vida

Como viver e conviver bem com a maturidade e o envelhecimento, tanto o nosso próprio quanto o dos outros? Esta é a pergunta-chave que alguns dos maiores pesquisadores da Gerontologia e Geriatria da América Latina respondem no livro Ame todas as suas idades, que está sendo lançado este mês. Sessões de autógrafos, em diferentes cidades catarinenses, estão agendadas para os próximos dias (veja box ao lado).

Para cada 100 jovens em Santa Catarina, há 34 idosos. E a expectativa é que este número cresça cada vez mais.

– Envelhecer pode ser uma arte ou uma tragédia, depende muito do ponto de vista que analisarmos a nossa própria vida e suas conjunturas – diz Rosane Magaly Martins, presidente da ONG Ame Suas Rugas, idealizadora do livro.

Os 13 especialistas que assinam a obra são enfáticos: o idoso precisa, tem o direito e o dever de viver este momento de sua vida em toda plenitude.

– Precisamos aprender a viver com 10, 20, 40, 80 ou 100 anos. Precisamos entender que envelhecer é uma tarefa de vida e que deve ser assumida como tal – ressalta Rosane.

Pós-graduada em Gerontologia, a especialista diz que o idoso precisa ser visto com um novo olhar, como um ser ativo, com opinião própria, com potencial de consumo, com atitude, com histórico e com todas as rugas que a vida encravou em seus rostos.

– Rugas que demonstram muito mais do que um envelhecimento biológico. Mostram a essência de vida de cada um de nós.

AGENDA
-  Dia 16, 19h. Livraria Catarinense – Shopping Beiramar, Florianópolis
-  Dia 18, 16h. Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216), em Florianópolis
- Dia 22, 19h. Sede da OAB – Jaraguá do Sul
- Dia 25, 15h. Auditório da Unisul – Tubarão.

* Em todos os eventos, haverá também palestra sobre envelhecimento Informações no site www.amesuasrugas.org

sábado, 6 de novembro de 2010

Justiça determina que Sul América Seguros
forneça tratamento domiciliar à idosa

A Sul América Seguro Saúde S/A foi condenada a fornecer o tratamento home care (tratamento domiciliar) à idosa M.B.A.. A decisão teve como relator o desembargador Rômulo Moreira de Deus e foi proferida nessa quarta-feira (03/11) durante sessão extraordinária da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Consta nos autos que a idosa é usuária do plano de saúde desde 2004. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) de tálamo, solicitou à Sul América o atendimento domiciliar, que lhe foi negado. O Juízo de 1º Grau, em sede de Ação de Obrigação de Fazer, determinou o fornecimento do serviço.

Inconformada, a Sul América interpôs agravo de instrumento (nº 26618-28.2009.8.06.000/0) com pedido de efeito suspensivo. A empresa alegou que no contrato da idosa não estão previstos os requisitos necessários para a prestação do serviço.

Ao julgar o recurso, o relator do processo destacou que o plano de saúde não tem o poder de determinar o melhor tratamento para os pacientes. "A recomendação do médico que assiste a paciente deve ser tomada como parâmetro para o tratamento, pois somente é dado ao profissional médico o conhecimento das necessidades de sua paciente, a forma e o local mais adequados para administração do tratamento recomendado".

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Morre a mulher mais velha do mundo, aos 114 anos de idade

A supercentenária Eugénie Blanchard morreu na última quarta-feira, aos 114 anos. Foto: AFP
A supercentenária Eugénie Blanchard morreu na última quarta-feira, aos 114 anos
Foto: AFP

A mulher mais velha do mundo, Eugénie Blanchard, uma religiosa francesa de 114 anos, morreu na noite da última quarta-feira no hospital de Bruyn de Saint-Barthélémy, nas Antilhas francesas, onde vivia há 20 anos.
Eugénie morava em uma clínica em Gustavia, na ilha francesa de Saint-Barthélemy. A ex-freira herdou o título da japonesa Kama Chinen, de 114 anos, que morreu em 2 de maio deste ano.
O "título" de pessoa mais velha do mundo é certificado pelo Grupo de Estudos de Gerontologia dos EUA.
O centro de gerontologia afirma que existem 75 pessoas com mais de 110 anos no mundo. Vários deles vivem no Japão, principalmente na região de Okinawa.
(fonte: www.terra.com.br em 05/11/2010)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SBGG preside o Conselho Nacional do Direito do Idoso

Em eleição ocorrida em 28/10/2010, a Dra. Karla Giacomin -- na qualidade de representante titular da SBGG no Conselho Nacional do Direito do Idoso (CNDI) --  foi eleita Presidente desse Conselho no biênio 2010-2012! Como suplente, foi eleita aDra. Eliane Blessmann, Presidente do  Departamento de Gerontologia da SBGG. Esse mandato formaliza o reconhecimento das entidades que compõem o CNDI à contribuição prestada pela SBGG desde os primórdios desse Conselho, em 2002. Espera-se que a nova diretoria contribua para a construção de uma sociedade justa e inclusiva em relação aos idosos! 

Fonte: