terça-feira, 31 de março de 2009

TV + VOCÊ + CHOCOLATE



A TV RECORD/Programa VER MAIS, de Santa Catarina, gravou entrevista nesta terça-feira na Lagoa da Conceição/Florianópolis, falando sobre os livros AME SUAS RUGAS, ações do Instituto e sobre o envelhecimento feminino (verdades e preconceitos). Participaram Rosane Martins (IAme), Anita Gomes (advogada) e sua ex-sócia Iara (que aos 50 anos mudou sua vida e agora canta samba nas noites da Ilha). O programa vai ao ar dia 02 de abril, quinta-feira, às 13h30min. e será apresentado por Vanessa Campos.

(nas fotos a equipe de gravação - sob comando da repórter Samsara, com as entrevistadas)

CHOCOLATE POSSUI ANTIOXIDANTES E PREVINE ENVELHECIMENTO

Com a proximidade da Páscoa, o consumo de chocolate cresce. "O chocolate é bem nutritivo, contém gordura, carboidratos, vitaminas (A, B, C, D e E), sais minerais (cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio e fósforo) e cafeína", afirma a nutricionista Priscila Favarato, especialista em terapia ortomolecular. Além desses componentes, o alimento tem a substância feniletiamina, capaz de melhorar o raciocínio, através da estimulação dos neurônios.
E os benefícios não param por aí: até depressão o chocolate ajuda a evitar. "As substâncias teobromina e tiramina, em conjunto, agem estimulando o sistema nervoso central e sistema muscular, além de promover o bem-estar, evita o mau-humor e a depressão", explica a nutricionista. Segundo a terapeuta, ele ainda ajuda a prevenir o envelhecimento. "O chocolate também possui antioxidantes naturais, flavonoides, que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de combater os radicais livres, retardando assim o envelhecimento e ajudando a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue", frisa Favarato.
AME ADVERTE: Todo chocolate possui gordura (inclusive os diet) além do açucar. E devem ser ingeridos moderadamente, para mantermos saúde, OK?

PRECONCEITO PARA COM O AMOR ENTRE IDOSOS


Há preconceito da sociedade para com relacionamentos afetivos e sexuais na 3a e 4a Idades, como se ao envelhecer, deixássemos de ser homem e mulher. Compartilhamos com você este recente julgado polêmico que trata de ambos os temas: velhice e sexualidade. Esperamos sua opinião.


O TJRS publicou na sexta-feira (27/03/09) o acórdão da 8ª Câmara Cível que, por maioria, reconheceu a união estável para homem e mulher que têm, cada um, quase 80 anos de idade. O pedido judicial feito pela mulher, foi negado em primeiro grau, mas reformado pelo colegiado, por maioria. O homem atualmente é considerado incapaz para os atos da vida civil e é representado na ação por uma vizinha advogada.

O caso é oriundo da comarca de Lajeado (RS). A sentença de primeiro grau - que concluiu pela improcedência do pedido - é do juiz André Luis de Moraes Pinto.O relator no TJ gaúcho, desembargador Claudir Fidelis Faccenda destacou que o requerido nega a existência do relacionamento nos moldes anunciados na inicial, sustentando que "o idoso apenas mantinha uma relação de amizade com a autora, tendo em vista que a mesma residia no casebre existente no mesmo terreno, ao lado da sua casa".O voto de Faccenda lembra os requisitos para o reconhecimento da união estável, de acordo com o disposto na Lei nº 9.278/96: "dualidade de sexo, a publicidade, a continuidade do relacionamento, e o caráter subjetivo, qual seja, o intuito de constituir família". O relator não encontrou a presença desses elementos, ao analisar a prova colhida.

Ao abrir a divergência, o desembargador Rui Portanova - que foi acompanhado pela desembargadora Walda Maria Pierro - iniciou discorrendo sobre o amor entre idosos. Em seguida salientou que "para melhor espantar o preconceito", pedia fosse permitido relatar uma piada que chegou ao seu conhecimento, pela Internet.O magistrado também discorre sobre "o amor entre idosos", porque o primeiro ponto que lhe chamou a atenção "foi a idade avançada de ambos; eles são de 1929 e só isso já seria requisito para se olhar de forma diferente o caso que está diante de nós, fazendo com que nos perguntemos se é possível que pessoas já octogenárias possam postular o reconhecimento de união estável?"Portanova fala de "uma ótica inconsciente e – porque não dizer preconceituosa - contra a qual temos que lutar para não cometer a injustiça da discriminação". Nesse rumo, o desembargador perguntou a seus colegas de Câmara e ao representanre do Ministério Público: "será que nos permitimos imaginar a figura deles fazendo sexo?". Contra o julgado cabe o recurso de embargos infringentes. (Proc. nº 70027012988). O desembargador Portanova disse "esperar que a leitura da piada na corte ajudasse a perceber e a deixar de lado aqueles preconceitos escondidos no inconsciente na hora de julgar".
A Piada usada por Portanova
O atendente da farmácia recebe a cliente, quase octogenária, com uma lista na mão. Ela pergunta: - Moço, o senhor tem aí fraldas geriátricas?- Tenho, minha senhora.- E fixador de dentadura?- Tenho também.- E remédio para pressão?- Sim.- E remédio para reumatismo, osteoporose, inflamação?...- Tenho minha senhora, isso aqui, afinal de contas, é uma farmácia.- Ah bom. Então posso deixar aqui a minha lista de noivas bem sossegada...”

(fonte: www.espacovital.com.br em 31/03/09)

segunda-feira, 30 de março de 2009

LONGEVIDADE AO BLOG


Inauguramos neste último dia de março de 2009 este espaço interativo que pretende ouvir você, trazer sua opinião ao nosso Instituto. Da mesma forma atualizaremos quase que diariamente este espaço com notícias, artigos e informações que tenham relação com nosso processo de envelhecimento. Notícias sobre saúde, envelhecimento, qualidade de vida, beleza, sexualidade, maturidade, doenças e tratamentos, qualidade de serviços, de atendimento. Tudo que possa lhe assegurar momentos de reflexão e melhoria em sua vida cotidiana.
Na foto, Suleica e Rosane (diretoras do I Ame) com os apresentadores do Bom Dia Santa Catarina/RBS-TV, Pedro e Adriana, dia 18 de março.