quinta-feira, 1 de outubro de 2009

INSTITUTO NO BOM DA SANTA CATARINA/RBS-TV


Foto 1: Dra. Eleonora D'Orsi, diretora do Neti UFSC, Dra. Angela, com Rosane
Foto 2: Valda de Andrade (69), Rosane (47) e Leny Baessa Nunes (73), do Neti/UFSC
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


Para marcar a data o Instituto publica nos principais jornais um artigo que trata do envelhecimento e da necessidade de programas de Responsabilidade Social voltados ao segmento. O jornal BOM DIA SANTA CATARINA reservou parte das notícias para entrevistar a professora e investigadora Eleonora D'Orsi, do Dpto de Saúde Pública da UFSC, que inicia o projeto EPIFLORIPA, que investigará a saúde do município de Florianópolis e sua relação com as condições e hábitos de vida. Pretendem entrevistar moradores adultos e idosos em cerca de 2 mil casas sorteadas. O projeto conta com apoio do Nucleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC e da SBGG Seccional SC.

Foram entrevistadas também as idosas Leny Baessa Nunes, de 73 anos, que participa da Associação de Pacientes Portadores de Parkinson e Valda Valdemar de Andrade, com 69 anos, responsável no Neti, pelo intercâmbio do Nucleo com centros de Idosos de todo o estado de SC. A coordenadora do Núcleo, Angela, recepcionou a equipe da RBS-TV, o presidente da SBGG/SC, Dr. André Junqueira Xavier e a diretora do Instituto AME.

A presidente do Instituto, Rosane Magaly Martins falou da ONG, das atividades e objetivos e ressaltou a importância das pessoas desenvolverem projetos de vida para alcançarem longevidade com felicidade.

BALNEÁRIO
A tarde a presidente é a entrevistada no Programa VERA TOLEDO, na TV Mocinha, de Balneário Camboriu. Domingo a presidente viaja para Portugal, onde inicia tratativas com instituições de ensino e de cuidados com idosos para parcerias futuras. Dia 09 de outubro autograf,a em conjunto com Suleica, o livro AME SUAS RUGAS pois há muito por viver, em Lisboa, depois de proferir conferência no 1 Encontro Ser Idoso Ser Autônomo.
PARA REFLEXÃO:
Acontece com a velhice o mesmo que com a morte. Alguns enfrentam-nas com indiferença, não porque tenham mais coragem do que os outros, mas porque têm menos imaginação
Fonte: "O Tempo Reencontrado" Autor: Marcel Proust

Nenhum comentário:

Postar um comentário