quarta-feira, 31 de março de 2010

PROJETOS E AÇÕES PARA 2010




Instituto Ame Suas Rugas (constituído no dia 20 de junho de 2008) é uma ONG- Organização Não Governamental, qualificada como pessoa jurídica de direito privado, sem fim econômico, com autonomia administrativa e financeira. Fundada por um grupo interdisciplinar de profissionais pós-graduados em Gerontologia em 08 de agosto de 2008, tinha como sede a cidade de Blumenau(SC). Desde janeiro de 2010 está sediada na cidade de Florianópolis (SC) – Lagoa da Conceição, e passa por uma mudança estatutária para ser inscrita como OSCIP junto ao Ministério da Justiça. Desde modo poderá funcionar como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

OBJETIVOS
Tem como principais objetivos atuar na área de informação do público leigo e capacitação/formação de profissionais para atuar com pessoas em seu processo de desenvolvimento, amadurecimento e envelhecimento. Atua nas áreas assistencial (palestras e cursos para instituições e em eventos), educacional (cursos de curta, média e longa duração), cultural (organização de eventos artísticos com 3ª e 4ª Idade) e em parceria com instituições governamentais e da iniciativa privada, onde buscam espaço para discussão transversal do que seja envelhecimento e como atuar com este tema. 

A LOGOMARCA: 
A rosa-dos-ventos estilizada em flor de lótus, aplicada sobre a cor verde esmeralda. A rosa-dos-ventos é uma figura que mostra a orientação das direções cardeais num mapa ou carta náutica, extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Já a Flor de Lótus representa o arquétipo do potencial humano e seu desenvolvimento. Existe uma analogia entre o lótus e desenvolvimento do ser humano.

TRAJETÓRIA:
Nestes 20 meses de existência o Instituto Ame Suas Rugas publicou e lançou dois livros que reúnem artigos de diversos profissionais do Brasil e de Portugal, que tratam do envelhecimento humano em diversos aspectos (físico, emocional, espiritual). Participou dos principais congressos da América Latina e Europa, apresentando seus eixos de ação e buscando novos colaboradores para as publicações. Proferiu cursos e palestras em todo o Sul do País. Os livros foram publicados também em Portugal.
Buscam parcerias para publicação em espanhol, com circulação da obra nos 22 países da América Latina. O livro AME SUAS RUGAS em todas as idades volume 3, deve estar nas livrarias ainda no primeiro semestre e mais dois deverão ser publicados (um sobre sexualidade depois dos 60 anos e outro sobre novos temas da Gerontologia na América Latina).

CURSO E GRUPO DE ATIVIDADES PSICOFÍSICAS
início em abril, na Lagoa da Conceição
Agora em 2010 estrutura uma pequena sede na Lagoa da Conceição, onde possam ser ministrados cursos e capacitações. Em abril deve ser realizada a primeira oficina de alimentação vegetariana e iniciar dois grupo de atividade:  Menospausa (para mulheres acima de 40 anos) e de Somática para a Longevidade (exercício psico-físicos que promovem qualidade de vida e longevidade).
Há ainda o projeto que busca parceria para criação da Biblioteca de Referência em Envelhecimento Humano, que está sendo finalizado por uma das associadas.

Um comentário:

  1. Gostaria de conhecer os temas dos quais voces fazem palestras, pois organizo um evento destinado aos nossos aposentados todo ano. Não consegui ver no blog nenhum e-mail ou espaço para contato com o Instituto.
    Como falo com vocês?
    M.Silvia

    ResponderExcluir