segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A cena pode ser grotesca, mas indica a falta de certezas do 
que faça uma pessoa viver mais de 100 anos.


Super-idosos um grupo especial


por João Mariano Sepúlveda (cardiogeriatra)

O que está acontecendo na gerontologia chama a atenção de autoridades e especialistas! A formação de uma nova e “superior” casta dos que transcendem a terceira idade e desafiam os limites da longevidade! Pessoas que ultrapassam a terceira idade hígidas, sem maiores doenças, e adentram sem medo à oitava ou nona década de vida com redobrada motivação!

Devido ao surto de vida nesta fase, que deveria ser terminal, pesquisadores atentos já começam a especular os motivos que possam ajudar tal fato! O que levaria à tamanha insubordinação da natureza humana!?!

Dados do censo de 2010 referem que 22,7 milhões de brasileiros têm 60 ou mais anos! Mas para atingir idades mais avançadas, existem alguns consensos!

A primeira é que longevidade é uma conquista multidisciplinar! Para os que ainda não acordaram para seus cuidados nunca é tarde para começar a prevenir e manter sua saúde! Devemos usar de disciplina; nada adianta fazer bastante atividade física e deixar o estresse tomar conta! Ou ainda viver em dieta, mas cultivar o sedentarismo, os bons hábitos se potencializam numa conspiração para aumentar, primeiro a qualidade e posteriormente a quantidade de vida! 

A evolução do aparato médico, com a modernidade de métodos diagnósticos e aumento progressivo do acesso aos melhores serviços e profissionais, alem é claro, da conscientização por parte dos pacientes, no investimento em prevenção em saúde, tem sido um marco na progressão da longevidade e no surgimento de um numero cada vez maior dos super-idosos!

Relaxamento, ioga, auto-ajuda e auto-conhecimento, gerenciamento contínuo do estresse e do emocional, convivência e cultivo de relações pessoais estáveis, contínuas e profícuas. Conviver faz bem!

Prática de atividades físicas supervisionadas, progressivas, tanto aeróbicas e também, exercícios resistidos, para, tentar manter a massa muscular ou até mesmo aumentá-la! Não sabemos quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha, mas associamos no idoso a perda de massa muscular, a perda de massa encefálica! Vice-versa, aumente a massa muscular, estabiliza-se a perda de massa encefálica!

Finalmente a alimentação, equilibrada, parca, rica em produtos frescos próximos e saudáveis, com utilização moderada de bebidas, ricas em polifenóis, como vinhos, chás, café, alimentos ricos em ácidos omega, como salmão sardinhas! Frutas coloridas, assim como os vegetais! 

Estudos recentes nos cidadãos mais longevos, que levam em conta não só a quantidade, mas também e principalmente a qualidade de vida, tem demonstrado duas novas áreas de pesquisa no processo do super viver! A saber:

Estudo dos telomeros, que são as extremidades dos cromossomos, e se reduzem a medida que as células se dividem! Progressivamente, esta perda sacrifica os genes, interferindo na vitalidade e função das células filhas, provocando o envelhecimento!

Estudo das mitocôndrias, motores energéticos das células, pois, transformam alimentos em força, e reservas de energia, mostram que quando elas adoecem como indivíduo, reduzem a vitalidade de seu grupo! Conforme envelhecemos nossas mitocôndrias, tornam-se defeituosas, reduzindo nossa força e resistência! Talvez o envelhecimento também seja uma doença mitocondrial!

Estudos recentes com as medusas, caravelas, águas-viva, tem tentado mostrar a perfeição mitocondrial destes seres, pois, elas só morrem se forem comidas, ou mortas por outros, caso contrario, elas vivem eternamente, sem limite de tempo, o estudo de sua biologia permitirá aumentar a compreensão analógica do envelhecimento humano! 

Prepare-se! Invista e insista, pois você poderá tornar-se no futuro, parte desta nova elite dos super-idosos, e não aceite limites, o biológico estabelece a marca de 120 anos, como limite máximo! Mas limites, existem para serem superados! 

fonte: Tribuna do Norte, 12.12.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário