terça-feira, 7 de junho de 2011

15 de junho
Dia Mundial de Combate a Violência
Contra a Pessoa Idosa
Na próxima semana – 15 de junho, será o dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa,
 data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Pretende-se criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. O material anexo foi elaborado pela Pastoral da Pessoa Idosa que atende e acompanha pessoas idosas vulnerabilizadas pela pobreza e abandono, estimula os seus membros e pessoas idosas acompanhadas para uma inserção nas ações por um envelhecimento digno, sem violência, realizando a sua missão para que as pessoas idosas tenham mais vida, dignidade e esperança.
O assunto não é novo, mas extremamente preocupante com os índices dxe aumento da violência contra pessoas que estão acima dos 65 anos, algumas frágeis, dependentes e enfermas. 
As violências contra a pessoa idosa são muitas (negligência ou violência física, psicológica, sexual ou econômica) e podem ocorrer em ambientes sociais e urbanos (falta do tempo adequado para atravessar a faixa de segurança, degraus altos para acesso aos coletivos urbanos, desrespeito à filas e assentos preferenciais e/ou exclusivos às pessoas idosas) e privados, quando o idoso é vítima de negligência ou violência por familiares na própria residência sem que ninguém faça a denúncia e apuração dos crimes.
Não temos ainda uma rede de atendimento apta e capaz de acolher e proteger nossos idosos vítimas de violência, mas as denúncias veiculam em jornais nacionais todos os dias. Por isso temos que exigir que isso aconteça com brevidade. 
De que adianta termos um Estatuto do Idoso que prevê penas para quem maltrata uma pessoa idosa e não ter onde colocar este idoso em proteção?
Temas como estes devem ser debatidos em escolas, instituições, em cada lar/casa onde há um envelhecente.
Não morreremos jovens, isso as estatísticas e o último Censo de 2010 já provaram.
Como queremos viver nossos anos maduros é questão de consciência e mudança social.
Abaixo retransmito a sensível campanha elaborada pela Pastoral da Pessoa Idosa.
O Instituto Ame Suas Rugas divulga, apoia e se solidariza com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário