sábado, 23 de maio de 2009

FORMAÇÃO DE DOCENTES EM GERONTOLOGIA DA AMERICA LATINA

Rosane apresentando tema no curso de Manizales


O Instituto Ame Suas Rugas acaba de regressar de Manizales/Colômbia, onde participou do 1. Curso de Formação Docente en Gerontologia da América Latina. Os 50 professores selecionados em 12 países latinos foram recebidos pelos organizadores José Fernando Gómez, presidente do COMLAT/IAGG e Jorge Hernán Lopez, presidente da ACGG.

As entidades organizadoras convidaram para o corpo docente as maiores autoridades mundiais em gerontologia, onde destacamos os nomes de François Béland, Carmen Lucia Curcio, Carmen Delia Sanchez, Nidia Aristizaal, Maria Victoria Zunzunegui, Rosalie Kane, Elisa Dulce Ruiz e Anita Niberalesso Neri (Brasil), que contribuiram de maneira decisiva para unificação de conceitos e desenvolvimento de trabalhos em grupo.

Foram discutidos temas de relevância: Precisões epistemológicas (teorias, modelos e paradigmas); Consequencias psicosociais do envelhecimento; Modelos epidemiológicos-ecológicos do envelhecimento; Avaliação da função social ao envelhecer; A psicologia do envelhecimento na perspectiva do ciclo vital e Desenhos e análises de estudos longitudinais no envelhecimento.
O Instituto AME esteve representado pela presidente Rosane Magaly Martins, que na ocasião apresentou o vídeo do projeto para a criação da TV SENIOR, que pretende desenvolver conteúdos sobre envelhecimento e qualidade de vida em toda a América Latina.

A formação foi iniciativa do COMLAT/IAGG, ACGG, Universidad de Caldas e da OPS.

Para 2010 espera-se a segunda edição do curso, que pretende ao longo de quatro anos, formar professores em nível de "posgrado/maestria".

Um comentário: