segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GERONTOLOGIA E INFORMÁTICA BIOMÉDICA 


SÃO ALGUMAS DAS PROFISSÕES DO FUTURO


São Paulo – Tradicionalmente, medicina e direito são exemplos de profissões que só de você anunciar o nome, todo mundo já tem uma ficha completa do plano de carreira e estimativa de remuneração na ponta da língua. Outras, nem tanto. As profissões a seguir tem uma coisa em comum: todas têm o mercado de trabalho em expansão.Confira galeria com as profissões que, apesar de não serem as mais concorridas dos vestibulares por aí, oferecem ótimas perspectivas de carreira:
Gerontologia
De acordo com o Censo 2010 divulgado pelo IBGE, o Brasil tem mais idosos do que crianças de até quatro anos. O aumento da expectativa de vida e a conscientização da população quanto os cuidados com a saúde são fatores que justificam a previsão do aumento do número de idosos no país.
O profissional com bacharelado em Gerontologia é capacitado para lidar com idoso em seus aspectos psicológico, físico e social. O curso tem duração de quatro anos e o mercado de trabalho vai de hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde a preparar cuidadores de idosos.
No vestibular de 2011 para o curso da Universidade de São Paulo, apenas 206 estudantes se candidataram a uma das 60 vagas oferecidas pela universidade. Com uma relação candidato/vaga de 3,43.
De acordo com a Associação Brasileira de Gerontologia o salário inicial é de 2.9 mil reais - com perspectivas de expansão.
Estatística
O mercado de trabalho para estatísticos é amplo e só tende a crescer. O profissional além de atuar em bancos e instituições financeiras como analista de crédito, pode trabalhar em indústrias, no setor de contabilidade. Há espaço na carreira pública também.
Interpretação de dados numéricos é essencial para a criação de banco de dados ou tabelas para sistematizar resultados de pesquisas.
A última relação candidato/vaga da FUVEST em 2010 foi de 4.9.
De acordo com o Conselho Regional de Estatística 3ª Região – SP-PR-MT-MS o salário inicial, em São Paulo, varia de 2,5 mil a 4 mil reais. Em um cargo gerencial, a remuneração fica entre 5 mil a 12 mil reais. A relação candidato/vaga da FUVEST no ano passado foi de apenas 4.9.
Informática Biomédica
Além de criar softwares para aperfeiçoar o trabalho em clínicas médicas, hospitais e centros de pesquisa, o profissional com bacharel em Informática Biomédica pode trabalhar com banco de dados e criação de equipamentos para melhoria do atendimento, por exemplo.
É uma área que engloba a Ciência da Computação, as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde e com o aumento da necessidade de rapidez nos prontuários médicos, o profissional pode até abrir uma empresa própria para criar seus próprios softwares médicos.
A relação candidato/vaga da FUVEST de 2011 para o curso é de 4,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário