sábado, 13 de junho de 2009



VIOLENCIA CONTRA NOSSO FUTURO


Dia 15 de junho é marcado como Dia Mundial de Conscientização Contra Maus-Tratos a Idosos e tivemos pequenos atos isolados que marcaram o tema. Óbvio que as vítimas desta covarde forma de violência não puderam estar nas ruas protestando nem erguendo suas bandeiras. São pessoas na sua maioria frágeis, muitas delas doentes e acamadas que vem sendo vítima de toda a forma de negligência, abandono, violência física e psicológica por parte de sua própria família.
Um levantamento recente dessa realidade, divulgado em 2007, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mostra que 12% dos quase 18 milhões de idosos do país já sofreram maus-tratos. A violência psicológica é o tipo mais comum e engloba humilhação, discriminação e ameaças. Mas as ocorrências contra os maiores de 60 anos também incluem agressões físicas, uso indevido do dinheiro do idoso, negligência, abandono e até mesmo a violência sexual.
O Instituto Ame Suas Rugas recebe notícias diárias de denuncias que comprovam o quão desprezíveis podemos ser. São atos vergonhosos de nossos pais contra nossos avós e que em breve, serão de nossos filhos contra nossa própria integridade e vida. Não pense que isso não acontecerá com você.
A terceirização do carinho e do amor, com a contratação de cuidadores despreparados ou a internação das pessoas idosas em instituições de longa permanência sem a devida fiscalização será nosso futuro. Outra possibilidade será a de estarmos instalados numa edícula, aos fundos da casa de nossos filhos, onde receberemos poucos cuidados e higiene, alimentação inadequada, vítimas de agressão verbal/psicológica e ainda, sermos roubados mensalmente em nossos parcos recursos. E pior, podendo chegar aos casos extremos de violência física e até de homicídios.
As denuncias crescem sem que os infratores sejam exemplarmente punidos. É preciso que não só ao legislador, como toda a sociedade efetive medidas que garantam ao idoso de terceira e quarta idade o direito a esta fase da vida com dignidade, mas, fundamentalmente que sua autonomia e independência sejam respeitadas. Temos que estar atentos e exigir a criação de mecanismos eficazes e punição exemplar àqueles que promovem maus tratos, abuso, violência psicológica, abandono e negligência aos idosos.
Por isto pedimos a todos os segmentos sociais, classistas, religiosos e entidades governamentais no sentido de que façamos introduzir políticas públicas que garantam melhores condições de vida aos idosos, e assegurem também a estas pessoas acesso e atendimento eficaz por parte do poder público, quando da ocorrência de casos de violência, principalmente no que diz respeito ao acolhimento da vítima, e a posterior identificação e punição do infrator ou infratores. Se não for por altruísmo, faça por egoísmo para que não seja você a próxima vítima.
Caso não façamos nossa parte hoje, poderemos esta carimbando o passaporte sombrio ao nosso futuro. Lembro de um poema de Maiakovski que fala da omissão social e encerra dizendo: “Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada”.

2 comentários:

  1. Trataremos um pouco sobre a questão do idoso e as diversas formas de violência. No entanto, a fim de iniciarmos a nossa reflexão, teremos que voltar, antes de tudo, aos primeiros suspiros de vida de um certo bebê lindo que mais tarde sofrerá as conseqüências da velhice.

    "Quão lindo é o sorriso de uma criança que transmite pureza e paz a todos os que a admira. Todos os seus movimentos são lindos e todos acham muito interessantes. Trata-se de um pequeno ser que por se encontrar na fase mais jovial da vida, é acolhida e admirada”.

    Entretanto esta criança tem de crescer, e , crescendo, vai adquirindo experiência gradativamente, passa pelas várias fases da vida, até chegar na velhice, última fase do ciclo de vida do ser humano. Essa pessoa que um dia foi criança, já não tem tantos admiradores assim, porque a paz que trazia antes, agora, para muitos, tornou-se um castigo, para outros um inferno. Por que razões não dão a atenção merecida a essas pessoas que um dia foram crianças e hoje são idosas e necessitam muito mais de carinho que antes? Será que nós "jovens" nunca envelheceremos? Gostaríamos que o tratamento que é dispensado a uma boa parte dos Idosos, hoje fosse dado a nós mesmos? Claro que não! Por que então desprezamos esse problema e não damos a maior importância? essa resposta não poderá ser dada apenas num único momento, exigirá um pouco mais de reflexão e conhecimento. Entretanto, para iniciarmos a busca pela resposta, veremos o que se segue:

    Sabe-se hoje que há várias formas de violência contra o idoso: a violência estrutural( que está relacionada à classe social a que pertence o idoso, ), a interpessoal ( que se refere às interações e relações cotidianas) e a institucional que diz respeito à omissão dos órgãos públicos no sentido de promover programas em prol do idoso. Diante de tudo isso aquelas crianças que os senhores podem ver na primeira foto, passam a sofrer inúmeras categorias de violência : Abusos físicos, maus tratos físicos ou violência física, abuso psicológico, financeiro, enfim, enfrentam agora justamente o oposto da ocasião há muito tempo atrás do nascimento para a vida. Neste contexto, é um pouco contraditório falar de idoso, e pode-se afirmar ainda que falar de idoso não tem a mesma importância que falar de "envelhecimento" no país como o Brasil, por exemplo, tampouco é dada a mesma interpretação para os dois termos.
    A primeira impressão que se tem quando se fala sobre idoso é que estamos lidando com pessoas que já viveram muitos, a maioria pertencente a uma classe social de pobre a miserável que transmite uma idéia de sofrimento e efemeridade da vida aos mais jovens, principalmente aos que não se preocupam com idosos e pensam que vai viver a vida toda sem envelhecer. Esse é um pensamento muito presente entre jovens.

    ResponderExcluir
  2. TODOS HOJE QUE COMETEM VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, ESQUECEM QUE UM DIA ESTÁ VIOLÊNCIA PODE SER CONTRA ELES PRÓPRIOS.ISTO É. SIM UM DIA ELE CHEGAREM Á TORNA-SE UM IDOSO.

    ResponderExcluir