sexta-feira, 20 de janeiro de 2012



CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA
sob o olhar da geriatria e gerontologia

O conceito de saúde é extremamente variável e facilmente confundido com a ausência de doenças. Da mesma forma, a velhice é considerada sinônimo de dependência. Doença é processo mórbido definido, com causas e sintomas característicos, que alteram uma ou mais funções do corpo, independentes da passagem do tempo e não ocorre em todos os indivíduos da mesma espécie, como a senescência. Por sua vez, senescência é simplesmente a redução de reserva homeostática, capaz de aumentar a sua vulnerabilidade e, consequentemente, o risco de adoecer e de adquirir incapacidades. Senescência, doença e dependência, são, portanto, processos distintos, mas estreitamente relacionados.

Saúde pode ser entendida como uma medida da capacidade de realização de aspirações e de satisfação das suas necessidades. Desta forma, está estritamente relacionada com a funcionalidade global, definida como a capacidade de gerir a própria vida ou cuidar de si mesmo. O idosos é considerado saudável quando é capaz de funcionar sozinho, de forma independente e autônoma, mesmo que tenha doença. Desta forma, resgata-se o conceito de saúde estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, como sendo o estado de mais completo bem estar biopsicossocial, e não simplesmente, a ausência de doenças.


(in MORAES, Edgar Nunes de. Avaliação Multidimensional do Idoso:A consulta do Idoso e os Instrumentos de Rastreio - Coleção Guia de Bolso em Geriatria e Gerontologia.  3 ed. Belo Horizonte: Folium, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário