segunda-feira, 6 de abril de 2009

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO LIVRO AME SUAS RUGAS 2009 VOLUME 3

A diretoria do Instituto Ame Suas Rugas informa que está aberto o período de seleção de trabalhos científicos que integrarão o livro AME SUAS RUGAS valorize todas as idades (2009), volume 3 da COLEÇÃO AME, com publicação nacional prevista para setembro de 2009, cujos temas centrais serão: afetividade, sexualidade e valorização social do idoso.

No contexto da construção e fortalecimento dos conhecimentos da gerontologia junto à comunidade envelhecente, se tem pensado numa série de ações, propostas e atividades que tragam o Instituto e seus parceiros ao cenário de construção em prol de uma nova cultura acerca do envelhecimento.

A Coleção tem como principais características a multidisciplinaridade de profissionais que colaboram com suas investigações, no uso de linguagem acessível ao leitor leigo. Pretende-se abranger a produção científica da gerontologia e geriatria na América Latina nos mais diversos aspectos e áreas, da sociedade, da educação, e de todas as interfaces transdisciplinares necessárias para a construção de novos cenários para os idosos.

Sugerem-se artigos com foco no envelhecimento humano, nas áreas de: Arquitetura, Ciências Médicas, Ciências Jurídicas, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Moda, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Turismo e Lazer entre outras.

1. Tema
Não há definição dos temas, porém centramos neste volume a divulgação de artigos sobre afetividade, sexualidade, valorização social do idoso e seu entorno social/cidadania. Também a interação social do investigador com a realidade social investigada na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos idosos serão iniciativas privilegiadas por esta publicação.

2. Formatação exigida para os artigos:
. Tamanho do papel: formato A5 (14,8 cm x 21 cm);
. Tamanho do texto: mínimo de 10 e máximo de 15 páginas (incluindo notas de rodapé, apêndices, anexos e bibliografia);
. Margens: inferior, superior, esquerda e direita de 02cm;
. Alinhamento: justificado;
. Fonte: Times New Roman, normal, tamanho 12 (corpo de texto); tamanho 09 (notas de rodapé); tamanho 13 (título); e tamanho 10 (citações e bibliografia);
. Espaçamento entre linhas: 1,5;
. Primeira linha de cada parágrafo com espaçamento de 2cm em relação à margem esquerda.
. Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior ou compatível

3. Dados de identificação que devem constar somente na folha de rosto:
. Nome, profissão, instituição, titulação, endereço, telefone e endereço eletrônico do(s) autor(es) do trabalho;
. Lista de 05 palavras-chave;
. Resumo do artigo de 05 linhas.
. Referências bibliográficas (conforme normas da ABNT)

4. Tradução para espanhol e/ou espanhol com tradução para português
. Dá-se preferência ao artigo escrito originalmente em português/Brasil e que venha acompanhado de tradução para o espanhol (internacional), diante da possibilidade da edição da obra na América Latina, em países da língua espanhola.
. Dá-se preferência ao artigo escrito originalmente em espanhol, que venha acompanhado da tradução para o português/Brasil, diante da possibilidade da edição da obra no Brasil e demais países de língua portuguesa.

5. Direitos autorais:
. Os co-autores selecionados receberão como pagamento pelos seus direitos autorais, o percentual de 5% divididos entre todos os co-autores, em livros e/ou dinheiro.
. A remessa dos artigos implica na aceitação dos critérios do presente edital e de suas normas.

6. Prazo de envio do artigo
Os artigos deverão ser enviados à Coordenação Editorial, por e-mail (contato@amesuasrugas.org) até o dia 10 de junho de 2009, devidamente revisados (ortográfica e gramaticalmente) e, se possível, com a devida tradução.

7. Critérios de seleção
Os artigos passarão por um processo seletivo. Os principias critérios que se utilizarão para seleção dos trabalhos são:
. Contribuição ao alcance dos objetivos da publicação;
. Adequação aos temas propostos;
. Alta qualidade do trabalho de pesquisa;
. Contribuição à diversidade de enfoques sobre envelhecimento e sociedade;
. Clareza na apresentação do artigo.
. Linguagem informal e acessível ao público leitor envelhecente, leigo.
Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois membros do conselho editorial

CESSAO DIREITOS: O artigo será publicado se for remetido no prazo legal, o documento de cessão de direitos autorais (anexo) onde o profissional preencherão documento com todos os seus dados pessoais exigidos e firmar o documento, reconhecer sua firma/assinatura em cartório e remetê-lo ao INSTITUTO AME duas semanas após a confirmação da inserção de seu artigo no livro.

PAGAMENTO DIREITOS AUTORAIS: SALIENTA-SE que a título de direitos autorais negociados pelo INSTITUTO AME com editoras do país e fora dele, geralmente fixados em 10% sobre a edição, os autores receberão 5% dividido entre todos os co-autores. Os demais 5% ficam com o INSTITUTO AME SUAS RUGAS, para cobrir despesas administrativas e com divulgação da obra. Fica convencionado que o percentual é devido e calculado sobre todas as edições negociadas pelo Instituto.

SITE: O co-autor poderá vir a ser um consultor do AME e suas informações profissionais serão inseridas no SITE da entidade, sem custo adicional para o mesmo.

8. Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados no dia 30 de junho de 2009, no site http://www.amesuasrugas.org/ e por e-mail aos classificados.

Blumenau, 30 de março de 2009.

Diretoria do Instituto Ame Suas Rugas

Rosane Magaly Martins (presidente)
Suleica Iara Hagen (vice-presidente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário