segunda-feira, 27 de abril de 2009

NOVO MERCADO DE IDOSOS NA WEB


Depois que os mais jovens lideraram a expansão da internet desde o seu surgimento, nos últimos tempos o maior incremento de uso da rede nos países desenvolvidos foi protagonizado pelas pessoas com 70 anos ou mais, de acordo com estudiosos reunidos em um congresso em Madrid.
“As pessoas com mais idade são o grupo demográfico que mais rápido está crescendo na internet”, disse Vicki Hanson, professora da universidade escocesa de Dundee, no 18º Congresso Internacional World Wide Web, que se realiza esta semana em Madrid coincidindo com o 20º aniversário do nascimento da web.
Em 2005, nos Estados Unidos apenas 26% das pessoas de 70 a 75 anos se conectavam à internet, enquanto no ano passado, o número passou a ser de 45% deste grupo de idade, segundo dados do estudo Pew Internet & American Life Project, realizado no país e citado por Hanson.
A porcentagem de estadunidenses de 76 anos ou mais que utilizam a rede cresceu neste período de l17% a 27%.
O Reino Unido tem experimentado incrementos similares neste segmento de idade, indicou Andrew Arch, do Consórcio World Wide Web (W3C), a principal organização que mede o uso da rede.
As pessoas de mais idade “estão fazendo as mesmas coisas que os demais: utilizar a internet para se comunicar e logo, rapidamente para outras atividades como buscar informação, para movimentos bancários e para realizar compras”, explicou Arch, que trabalha para melhorar o acesso de idosos e os menos capacitados à rede.Enviar e receber correios eletrônicos é o que mais fazem os de 64 em diante, segundo o estudo.
Mas os usuários de mais idade efetuam menos compras e movimentos de suas contas bancárias que os jovens, e utilizam menos as redes sociais.“Não estão no Twitter” segundo Hanson, em alusão a esta rede social de crescente popularidade sobretudo depois que a apresentadora estadunidense Oprah Winfrey entrou no microblog.
Os estudiosos em internet esperam que a população com mais de 60 anos aumente 20% em 2050, motivo pelo qual os idosos seguirão crescendo no uso da rede.
Além disso, navegar pela rede será cada vez mais indispensável para mais trabalhadores, seja qual idade que tenham. Mas os problemas físicos que chegam com a idade seguem sendo uma barreira para os idosos se conectarem. A visão reduzida pode dificultar a leitura, e a artrite e os problemas de movimento são alguns dos obstáculos para manejar o mouse.
As páginas web podem facilitar o acesso dos idosos com uma letra de tamanho grande, maiores contrastes e mais espaço entre cada frase, propôs Arch.“O típico criador de páginas web não se dá conta da velocidade com que o mundo está envelhecendo”, comentou, indicando mudança para facilitar o uso da rede a pessoas de qualquer idade.
O número de pessoas que usam a internet já superado o 1 bilhão pela primeira vez, segundo dados da companhia comScore, que inclui a usuários maiores de 15 anos e exclui o acesso nos cibercafés e através de telefones móveis.
(Fonte: Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)

Um comentário:

  1. A avó de uma aluna minha baixa músicas e grava CDs :) Rsrsrsrsrsrs
    Não é lindo?

    ResponderExcluir