segunda-feira, 27 de abril de 2009

Envelhecimento e economia chinesa

Relatório do Center for Strategic and International Studies
Envelhecimento dos chineses é ameaça à estabilidade do país

(fonte: Agência Reuters, em 22.04.2009)

O envelhecimento da população pode ser uma ameaça para a estabilidade social e crescimento econômico da China. O país arrisca-se a que os seus cidadãos idosos aumentem numa altura em que a riqueza acumulada ainda não é suficiente, diz o Centre for Strategic and International Studies.O organismo, com sede nos EUA, nota que em 2050 a China terá mais de 438 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e 100 milhões destas terão mais de 80 anos. Nesta altura, o país terá apenas uma média de 1,6 pessoas em idade ativa por cada pessoa de mais de 60 anos – esta relação era de 7,7 em 1975.
“O ‘envelhecimento prematuro’ da população da China coloca desafios maiores, que vão para além das políticas de reforma”, dizem os autores do relatório. “Ameaçam impor um fardo cada vez maior nos mais jovens, abrandar a economia e o crescimento das condições de vida e tornar-se uma força desestabilizadora num país onde o stress da modernização rápida já estão a forçar o tecido civil”, dizia o relatório.O crescimento da população chinesa abrandou nas últimas décadas após a introdução da polícia do filho único, mas as pessoas vivem mais anos por causa das melhorias das condições de vida que se seguiram ao crescimento económico.
O Governo está a tentar construir uma rede de segurança social para substituir o sistema de proteção durante toda a vida das empresas estatais. Mas menos de um terço da total força de trabalho chinesa tem atualmente qualquer tipo de cobertura para reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário