quarta-feira, 13 de julho de 2011


A Federação das Instituições da Terceira Idade (FITI) alertou hoje que 39,4 por cento dos idosos em Portugal são vítimas de violência doméstica, de acordo com os dados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Saúde.

"Estamos perante vários tipos de abusos, desde logo os maus tratos físicos facilmente detectáveis, mas também a negligência da parte de quem cuida deles por exemplo na omissão de higiene, alimentação ou de medicação, a violência psicológica, quando se obriga um idoso a ir para um lar ou a violência financeira e patrimonial", afirmou à agência Lusa o presidente da FITI, José Carlos Batalha. Dados divulgados no domingo pela Organização Mundial de Saúde apontam que 39,4% dos idosos em Portugal são vítimas de abusos e, desses, 32,9% são vítimas de abusos psicológicos, 16,5% de extorsão, 12,8% de violação dos seus direitos, 9,9% de negligência, 3,6% de abusos sexuais e 2,8% de abusos físicos.
Por outro lado, o Instituto Nacional de Estatística concluiu que 21% estão em risco de pobreza, um valor superior ao registado em 2008 (20,1%). Os resultados levam a FITI a defender que é necessário sensibilizar a sociedade para a problemática e promover um maior convívio intergeracional, uma vez que existem vários exemplos que, segundo a FITI, explicam que a sociedade "não está configurada com a população idosa". "Os encargos com a manutenção de um idoso no lar tem dedução fiscal, mas o apoio domiciliário já não tem", exemplificou José Carlos Batalha.
Neste sentido, a FITI prepara-se para estabelecer em breve uma parceria com a Guarda Nacional Republicana para criar o Observatório para Pessoas Idosas. Trata-se de uma estrutura semelhante às Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, que vai "sinalizar as situações de isolamento" e promover o contacto dos idosos com as diferentes entidades que possam aí ter assento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário