segunda-feira, 26 de setembro de 2011


3 CONGRESSO CATARINENSE DE GERIATGRIA E GERONTOLOGIA 
1 ENCONTRO DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UNESC
8 SIMPOSIO BEM VIVER COM ALKZHEIMER
Estimam que há em Criciúma em média 1,2 mil portadores de Alzheimer. A informação é da assistente social e coordenadora sub-regional da ABRAZ/SC (Associação Brasileira de Alzheimer), Nadia M. K. Nunes, que falou sobre o projeto “Bem Viver Com Alzheimer”, da Unesc - Importância do Cuidado com o Cuidador, no 3º Encontro Catarinense de Geriatria e Gerontologia, 1º Encontro da Liga de Geriatria e Gerontologia da Unesc e 8º Simpósio Bem Viver com Alzheimer. O evento ocorreu na manhã de hoje, no Auditório Ruy Hulse, na Universidade.
Ela salientou que é importante que o cuidador estimule e ajude a pessoa na alimentação, fique atento, escute, administre as medicações e ajude na locomoção. “É fundamental que o cuidador familiar faça o rodízio entre os membros da família e procure ajuda da sociedade”, ressaltou, lembrando que os encontros dos grupos ocorrem todo último sábado do mês, a partir das 9 horas, no Bloco T, da Universidade, e é aberto à população.
A neuropsicóloga, Rachel Schlindwein Zanini mencionou que surgem 100 mil novos casos, por ano, da doença. “Ela não tem cura. Hoje, de 2 a 4% da população com mais de 65 anos tem Alzheimer”, ressaltou. A Síndrome Demencial – Diagnóstico e Tratamento com o geriatra de Joinville, Hercílio Hoepfner Junio também foi um dos temas abordados. “A demência é uma das principais causas de incapacidade em idades mais avançadas. A cada ano, 4,6 milhões desenvolvem demência”, destacou.


O evento teve a finalidade de prover a oportunidade de atualização científica no processo de atendimento ao idoso, com atenção especial à multidisciplinaridade e necessidade de conhecimento sobre o envelhecimento pelas diferentes áreas da saúde. 


- Os livros AME SUAS RUGAS VIVER E ENVELHECER COM QUALIDADE e AME TODAS AS SUAS IDADES, a venda na loja virtual do site do www.amesuasrugas.org abroda o mal de Alzheimer, demencias e memoria, com sugestoes de atividades.


- saiba mais sobre ALZHEIMER com o medico Ricardo Nitrini, entrevistado por Marilia Gabriela no SBT.


http://youtu.be/1TeveZY60ek



Nenhum comentário:

Postar um comentário