RELEVANCIA DA INFORMACAO PARA A
CONSTRUCAO E EFETIVACAO DE POLITICAS
PUBLICAS DE SAUDE DA PESSOA IDOSA
É fundamental fortalecer a gestão da saúde a todos os níveis. Na Carta de Brasília, realizada recentemente no XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, enumeram-se 20 diretrizes estratégicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde, a primeira refere-se à ampliação da democratização da comunicação e informação no SUS, participando do processo de valorização social e política do sistema com sua inclusão na agenda de desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Apesar do processo acelerado de envelhecimento do Brasil e da inclusão da saúde do idoso em programas e Políticas do Ministério da Saúde, como no Pacto da Saúde, ainda é incipiente a disponibilidade da informação sobre Saúde do Idoso a nível municipal.
Este evento pretende refletir sobre o impacto do acelerado envelhecimento brasileiro nos desafios das políticas e gestão em saúde do idoso assim como lançar o site de SISAP- Idoso (Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso). O sistema tem como objetivo oferecer informações e indicadores que auxiliem na tomada de decisões e o planejamento de ações voltadas à população idosa, tanto no âmbito municipal como estadual e sistematizar as políticas, programas e instrumentos de gestão relacionadas com a saúde do idoso.
O Instituto Ame Suas Rugas repassa o convite para todas as pessoas interessadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário